Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Entrevista com Al Anderson (Membro Original da Banda The Wailers)

Um veterano da cena da música reggae há mais de 35 anos, Al Anderson, The Original Wailers foi um guitarrista de sessão de blues rock na Island Records, gravadora de Chris Blackwell estável quando foi convidado para participar de um jovem cantor / compositor chamado Bob Marley e sua banda de rastafáris da Jamaica, The Wailers. Isto começou um relacionamento que viu Anderson no meio de um movimento musical, social e político cuja implicações internacionais desde experiências prazerosas, frustrante e até mesmo risco de vida. Agora, vai da cabeça-de-cabeça contra ex-companheiros e suas Marley spin-off, Anderson, com o colega Wailers alum Junior Marvin, liderar um grupo novo conjunto de reacender o fogo do reggae dos anos 70. Nós falamos com o Anderson poucas horas antes de The Original Wailers headlining definido no esgotado Newport Waterfront Reggae Festival.



Repórter - Um pouco mais de 35 anos atrás, você foi chamado para trabalhar como músico de estúdio de Bob Marley e The Wailers Natty Dread álbum. É verdade que você foi contratado para americanizar o som para um público mais amplo?

Al Anderson - Eles queriam blues, e algumas outras influências internacionais que o som do Caribe. Bob tinha um cara chamado Wayne Perkins, um gato Nashville, na sessão ele era conhecido por trabalhar com caras como Bobby Womack. Então, ele (Perkins) definiu o ritmo com "Concrete Jungle", que tem um solo de guitarra incrível para a época na música reggae. Ninguém tinha feito isso. Eu não quero ir para lá com o que me pediram para trabalhar. Bob teve a maioria das faixas Natty Dread acabada. Ele precisava de guitarra, alguns vocais de fundo, e algumas cornetas, violão, gaita, essas pequenas coisas para completar o álbum. Então Bob me perguntou: "O que você ouve?"


Repórter - Era essa a única direção que você tinha de Bob?

Al Anderson - Ele foi muito claro que ele tinha que estar satisfeito. Eu fiz um monte de faixas. Toquei o rock um pouco mais difícil / guitarra blues e ele não gostou, e eu fiz. Eu continuei tocando mais e mais, Bob e Chris (Blackwell, o produtor) não queriam. Então, eu disse, eu sei que eles querem. Eles querem que o blues coisa doce. Então, eles tiveram o solo de 'No Woman, No Cry'. "Rebel Music" foi um pouco mais agressivo. "So Jah Seh" era mais majestoso. eu fui orientado sobre o que eu ouvi e como ele expressou a música, onde a emoção da música foi. Foi uma verdadeira sessão difícil para mim. Uma das sessões mais difícil que nunca, porque foi sobre a satisfação do CEO (diretor da empresa) e do artista.


Repórter - Vocês acham que agradar o CEO eo artista foi independente de servir a música, o que você ouviu falar da melhor forma para o material?

Al Anderson - Eu não sabia sobre Bob. Eu sabia que Chris era porque eu estava no estúdio com ele antes, fazendo coisas funky que ele não gostou. Ele dizia, não toca isso, e eu diria, é o que as pessoas estão tocando agora na América. Foi assim, 100% para a faixa de 50% para eles, e 50% para mim. Isso é o envolvimento de 200%, então você não pode ir mal com isso. (Risos)


Repórter - Bem, qual dos registros posterioriores que realmente abriu audiência de Marley.

Al Anderson - Ele ajudou. Ainda mais com o disco Live!. O álbum de estúdio foi suave, e bem preservado. O disco Live! era cru e apenas maior, mais ambiente, e realmente o que ele parecia com o formato ao vivo.


Repórter - Foi em "Natty Dread" turnê, do seu ponto de vista que o fez transferir de uma sessão para membro da banda?

Al Anderson - O problema comigo foi que eu deixei a Inglaterra, minha casa, por três anos. Eu não voltei a ver os meus pais, nem tive qualquer contacto com a família. Aprendi patois(Patoá lingua tipica jamaicana). Eu aprendi a comer sua comida. As pessoas pensavam que eu estava chegando como se eu fosse rico, Chris Blackwell é um cara rico. Mas, eu dormia no chão de um ano antes que distribuiu o álbum. Eu vivia como as pessoas de Trenchtown. Dormi fora na primeira noite. Bob me pegou no aeroporto e me levou para um monte de hotéis, mas eu, literalmente, acho que ele não podia pagar. Ele não tinha o dinheiro. Foram tempos difíceis para ele. Colocou tudo em seu disco, e teve três filhos na época, acabado de nascer. Stephen, Ziggy e Cedella eram como, dois, três anos de idade.


Repórter - E você dormiu fora em vez de um hotel?

Al Anderson - Sim, em Bull Bay, onde Bob teve sua casa com Rita. Eu estava cheio de mosquito-montado. Era irreal. Eu tinha a minha mala por mim como meu travesseiro. Bob dizia "a pedra era seu travesseiro". Eu sei o que era. Bob teve uma vida dura nesse tempo, e ele queria que eu tivesse uma vida dura também. Ele queria me sentir e saber exatamente como ele cresceu. No final, eu adorei.


Repórter - Como você foi recebido pelo resto do Wailers?

Al Anderson - Eu não sabia que Carly (baterista Carlton Barrett) ou Family Man (baixista Aston Barrett) eram irmãos. Eu comecei a conhecê-los muito bem. Carly era a jóia da banda. Ele era engraçado, um ótimo cozinheiro, uma pessoa limpa. Ele era uma pessoa maravilhosa para estar ao redor. As I-Threes, também. Eles me alimentaram. Rita (Marley)  me trazia mingau, e peixe aos domingos. Isto é, quando eu estava vivendo no porão do estúdio em um tapete. Essa foi a situação.
Repórter - Sentiu-se como este era o teste para ver se você viraria um deles?

Al Anderson - Ah, sim. Absolutamente. Peter (Tosh) e Bunny (Wailer) não gostavam nenhum pouco de mim. Eu era o cara  trago por Chris Blackwell para acabar com a banda. Então eu e Peter nos tornamos muito amigos. Eu consegui ver a sua força na música e, eventualmente, o invejavam, e queria trabalhar com ele mais do que a situação que tive com o Bob por causa da gestão muito ruim.

Repórter - Pode explicar o que você quer dizer com a gestão muito ruim?

Al Anderson - A forma como Bob e seu gerente levavam a banda no meu ver, não era o que eu estava acostumado. Eu estava acostumado com contratos sólidos, royalties (direitos autorais), participação gratificações, coisas que estão sendo atendidos, como ir para o aeroporto. Eu estava sozinho, até que eu descobri como trabalhar com Bob.


Repórter - Peter tinha uma situação melhor?

Al Anderson - Para mim, era mais profissional. Minha primeira semana de negociações com ele, ele me deu $ 10.000. Ele disse, pegue o carro, arranja um apartamento, compra uma nova guitarra e prepare-se para o trabalho. E ele era um grande cozinheiro. Ele fez grande sucos, peixe frito realmente bom, e seu arroz e ervilhas eram muito gostosos. Para um homem cozinhar como a vovó parecia irreal.Um pouco desmente a imagem de Peter Tosh, o revolucionário.
Bob era mais a figura espiritual. Peter foi mais do Che Guevara, tipo Zapata. E disse o que disse. Muito forte contra os inimigos do governo, da CIA, do FBI. Ele falou a verdade. Bob fez, também. Não há comparação. Eles são gigantes. Estes são os homens que me mostraram a música reggae. Quando comecei na Jamaica, eu tive todos os seus discos anteriores, e realmente fiz o que estes caras queriam. Eles não queriam um monte de guitarra rock. Eventualmente, por Babylon by Bus, eles aceitaram. O engraçado é que eles tiveram o pior desempenho para Babylon by Bus. Era uma sexta-feira / gravação de sábado e sexta-feira foi impecável, mas acho que Chris está salvando. Foi complicado.


Al Anderson no tempo em que tocava com Peter Tosh de 1976 até o início de 1978

Repórter - E quanto foi complicado?

Al Anderson - Nós não recebemos royalties para qualquer coisa que fizemos. Então, Bob cortou sobre os royalties, mas era como se, você não podia ver declarações. Foi uma situação muito complicada para um guitarrista olhando para o seu futuro. Eu estava procurando tocar com todo mundo, e eu fiz. Eu comecei a tocar com Jimmy Cliff, tive que assistir Chinna (Smith) trabalhando em Blackheart Man. Era irreal.


Repórter - Em uma sessão, em especial com Bob Marley, como a entrada de vocês tiveram sobre o arranjo? Bob foi conduzindo a sessão, tanto quanto, o que ele queria ouvir de cada instrumento?

Al Anderson - Bob teve uma idéia, e então ele tinha Carly, Family Man, Tyrone (Downie, teclados), Junior (Marvin, guitarrista) e eu, para produzir a sua idéia. "Wya (Lindo, teclados) era um grande pedaço da produção anterior. Burnin '- você poderia dizer que é Wya, sem dúvida. "Wya 'Earl Lindo escreveu' Redemption Song '. Foi a banda The Wailers que realmente colocou a coisa, atômico nuclear que fez as idéias de Bob explodir. O material de Bob era áspero, seu material acústico. Foi fantástico, mas nenhum homem é uma Island. Nós acrescentamos muito ao seu som, mas nunca chegamos ao crédito por isso. Eles não queriam que a banda ficasse muito grande. Era tudo sobre Bob. Eu estava totalmente satisfeito com Bob e como a banda executou nos primeiros dias. Então, Don Taylor veio junto. Má gestão, ladrão, charlatão, e um estrategista militar que poderia literalmente acabar com você se você não obedecesse ao plano.


Repórter - Qual era o plano?

Al Anderson - O plano era fazer um monte de dinheiro, manter a banda em uma gaiola, e nos alimenta com o que fosse preciso. Foi a pior coisa que um grupo de músicos poderiam passar. Somos todos pobres agora. Nós todos temos de trabalhar. Há um grupo de pessoas que tem um monte de dinheiro. Eu não sei se eles sabem o que passamos para que pudessem prosperar. Há muito respeito por eles, ao mesmo tempo porque o meu nome não é Marley, é Anderson. Eu estava tão feliz de fazer parte de trabalhar com ele que eu esqueci a outra parte. "Natty Dread" me fez conhecido para fazer certas coisas. Os caras estavam me chamando para fazer certas coisas que tinham ouvido.

Repórter - Foi  quando você deixou de Marley para trabalhar com Peter Tosh?

Al Anderson - Eu tive a oportunidade de sentar com Peter, e ele disse: "eu quero que você toque em minha banda de Rob (Shakespeare) e Sly (Dunbar, baixo lendário duo bateria)". Eu era como, uau! No primeiro ensaio, fui convidado, você vai deixar de trabalhar com Bob para ficar com Peter? Yeah. Eu sabia que Ronnie Wood, quando ele estava morando em Miami, e eu perguntei-lhe sobre deixando Rod (Stewart) para trabalhar com Mick (Jagger e os Rolling Stones). Ele disse que você tem que continuar evoluindo. Você fica em um saco, você terá um monte de dinheiro, e você se cansa e engorda. Então, eu o ouvia. E eu tenho que cumprir Mick e Keith (Richards). Quando foi à procura de artistas, eu sugeri Peter, e  ele assinou contrato com a Rolling Stones Records, depois que ele queria sair da CBS. Era como uma evolução para mim, as coisas estavam melhorando. Ao mesmo tempo, Êxodus veio e barrou toda a gente.

Repórter - Então, você tinha deixado Bob antes das sessões de Êxodus?

Al Anderson - Saí logo depois Rastaman Vibration por causa de problemas de gestão. Bob era um líder, grande, fantástico. Um cara que iria entrar em batalha com você e sabia que ele tinha uma estratégia. Assim como a gestão veio, o cara (Don Taylor) tomou as migalhas de nossa boca, as lágrimas de seus olhos. Ele não tinha coração. Sangue-frio. Eu não agüentava mais. Nós estávamos em dificuldades, problemas de dinheiro. Peter mostrou-me uma situação melhor e eu fui com isso. Ele fez tudo para mim como artista e como amigo.

Repórter - Você tem um sentido, uma visão a longo da época, que estava saindo um dos gigantes da música?

Al Anderson - Para mim foi tudo sobre a música, até que a política veio. Bob poderia facilmente ter sido um primeiro-ministro. Ele era muito sábio. As pessoas que não podiam ler, mas eles saibam que em todas as áreas o que estava acontecendo. Era uma antena enorme que enviaram mensagens para milhões de pessoas. Peter tinha uma escala, mas Bob era infinito. Ele estava oferecendo mais informações politicamente para o povo que os políticos. Eles poderiam confiar e acreditar nele. Ele tinha a força para liderar uma nação de pessoas.

Púlblicado no dia 09.09.2010 no http://www.jambands.com.br/
Traduçao - T.P. e A.C.
     Bob Marley and The Wailers Formação de 1978 até o final da carreira de Bob em 1981
Em órdem - Carly, Bob, Secco, Al Anderson, Wya, Tyrone Downie, Familyman, Jr. Marvin

Nenhum comentário:

Postar um comentário